A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada.

Objetivos da drenagem linfática A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células. Com isso, há a diminuição de edemas e melhora da celulite.

Os benefícios gerais da drenagem linfática, como a melhora de edema, podem ser sentidos imediatamente. Já no caso da celulite, os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, tabagismo, estresse, e do grau da celulite.

A drenagem linfática na gravidez é contraindicada nos primeiros 3 meses de gestação mas após esse período é ótima para ativar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço das pernas, pés e rosto, eliminando o excesso de líquido através da urina.

A Massagem Pós Operatório é importante porque reduz o inchaço, após uma plástica, por exemplo, é obrigatória. Porque a cirurgia causa lesões no corpo que acabam por permitir o derramamento de líquidos que estão no interior das células para a camada que fica logo abaixo da pele e ocasiona a formação de hematomas e cicatrizes.

O Pós Operatório realiza a distribuição desses líquidos para os gânglios linfáticos e isso faz o inchaço diminuir na região que ocorreu a operação e também auxiliar na reabsorção de hematomas o que auxilia a cicatrização do corpo e reduz os riscos de infecções secundárias.